Neste post irei demonstrar como instalar e configurar o PhpStorm 8 no Debian, mais especificamente na sua última versão, a Jessie. Mas para quem não conhece, o que vem a ser o PhpStorm? O PhpStorm é uma IDE para desenvolvimento PHP que tem como foco, auxiliar o seu usuário a construir suas páginas com mais facilidade e rapidez, além de possibilitar uma organização fácil para a sua estrutura de arquivos. É uma das melhores IDE’s do mercado para se trabalhar com código, principalmente para web.

Agora que você já foi apresentado ao PhpStorm, é hora de configurarmos o nosso ambiente para instalá-lo. Abaixo os passos que devem ser seguidos:

1° Passo

O primeiro passo é verificar se você possui o Java Instalado. Pode ser o OpenJDK (na sua versão 1.7 ou superior) ou o JDK (ou Java da Oracle). Por padrão o OpenJDK já está instalado no Debian, mas caso você prefira o JDK, basta instalá-lo como é demonstrado neste post. O post se refere a versão 7 (Wheezy) do Debian, mas o procedimento é o mesmo para quem já está usando a versão 8 (Jessie).

Ah sim, a princípio o PhpStorm só roda no Gnome ou no KDE.

2° Passo

O segundo passo é o menos complicado. Acesse o site de download do PhpStorm (https://www.jetbrains.com/phpstorm/download/) faça o download do mesmo e siga estes procedimentos:

Descompacte o arquivo PhpStorm-*.tar.gz usando o seguinte comando:

tar xfz PhpStorm-*.tar.gz

Rode o phpstorm.sh que está dentro do subdiretório bin.

Viu só, nada complicado.

Após criar um projeto e fazer o seu primeiro script PHP, você poderá testá-lo em diferentes browsers, clicando no browser de sua escolha, como mostrado na figura abaixo:

P.S.: No Debian, é criada automaticamente uma entrada no menu após a primeira execução via linha de comando.

3° Passo

Agora, depois que você instalou seu PhpStorm, criou seu primeiro projeto e foi testar o código no seu browser, você se deparou com o erro abaixo:

Isso acontece porque o seu interpretador PHP não está configurado no PhpStorm. Para fazer isso, siga o seguinte procedimento:

Vá em File e depois em Settings.

Depois vá em Languages & Frameworks e clique em PHP.

Escolha a versão do PHP que você tem instalado e escolha o interpretador que está sendo utilizado. Caso não apareça nenhum, clique nos 3 pontinhos e faça conforme mostrado na imagem abaixo:

Pronto, agora você tem seu interpretador PHP configurado no PhpStorm.

Passo Extra

Caso ocorra o mesmo que aconteceu comigo, de eu configurar o interpretador e ele continuar mostrando o Erro 502 quando tentar rodar o seu código, o que está acontecendo é que o suporte a Fast CGI não está incorporado/instalado no PHP. Para resolver isso é muito simples.

apt-get install php5-cgi

Após isso, o Erro 502 não acontecerá mais.

Bem, é isso. Espero que aproveitem este tutorial de instalação e configuração do PhpStorm no Debian 8.


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *