PSR PHP. O que vem a ser isso?
As PSRs (PHP Standards Recommendations) são recomendações de especificações para desenvolvimento de componentes/bibliotecas e interfaces PHP.
Estas especificações são elaboradas pelo FIG (Framework Interpor Group) que é composto por desenvolvedores ligados aos principais projetos PHP como Zend Framework, Symfony, Doctrine, Laravel, SugarCRM, Composer, Propel, Phalcon, phpBB, dentre outros.
O objetivo principal do FIG é elaborar estas especificações para que os componentes/bibliotecas e interfaces possuam uma interoperabilidade maior entre si, criando assim um padrão para desenvolvimento PHP incluindo padrão de codificação.
É importante ressaltar que estes padrões não são imposições e sim recomendações, ou seja, um projeto não é obrigado a usa-las e caso decida por não usar ele estará perdendo a compatibilidade com componentes de outros projetos que poderiam ser reaproveitados.
No site do FIG é possível verifcar quais são as PSRs aprovadas, quais estão passando por revisão, quais estão em desuso, quais estão em desenvolvimento e assim por diante.
Os membros do FIG são compostos por representantes de projetos PHP bastante usados no mercado, logo estes membros participam das atividades do FIG, aprovando a criação e/ou a desativação de uma PSR. Existe também a possibilidade de qualquer desenvolvedor ser um membro e colaborar no desenvolvimento de uma PSR, sendo que desta forma, não possuirá poder de voto.
Espero que este post tenha sido útil para você que está iniciando sua carreira no desenvolvimento em PHP, e para você que já desenvolve a um bom tempo mas não possuia conhecimento sobre as PSRs. Elas são bem interessantes de se seguir, mesmo em projetos pequenos e que não se utilizem de um Framework.
Nenhum Comentário ainda
Carregando formulário...