Tudo sobre o Signo de Capricórnio

Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro

"De ti, Capricórnio ,quero o suor de tua fonte, para que possas ensinar aos homens o trabalho.

Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros.

Pelo jugo de tua carga, te concedo o Dom da Responsabilidade.
"

E Capricórnio retornou ao seu lugar.

Principal Característica: a disciplina.
Qualidade: responsável.
Defeito: a avareza.

Elemento: terra
Qualidade: cardinal
Polaridade: feminino
Planeta regente: Saturno
Exílio: Lua
Exaltação: Marte
Queda: Júpiter


Regido por Saturno, o "senhor do tempo e da razão", capricórnio representa a estabilidade, a praticidade, o esforço, a ambição, as conquistas sólidas e duradouras, a determinação em vencer obstáculos. Signo orientado para o trabalho, a disciplina, a persistência. Capricórnio é a ordem estabelecida, e também o esforço em direção ao cume das realizações. Características: responsabilidade, dever, trabalho, organização, prudência, seriedade, repressão, isolamento, depressão, dificuldade em relaxar, em sentir, pois está muito voltado para o aspecto prático e realizador. Capricórnio deve aperfeiçoar e desenvolver suas metas, com o objetivo de tornar sólidos e duráveis os frutos de seu esforço. Entretanto, deve aprender de seu signo oposto, câncer, a lidar melhor com a sensibilidade e as emoções.



Mitos do signo de Capricórnio

Cronos na mitologia grega e Saturno para os romanos. Castrou seu pai Urano para poder governar o mundo. É considerado o senhor do tempo e da razão.

Recebia o poder de sua mãe, Geia, assim como a foice com a qual castraria Urano. Devorava os filhos para não perder o trono para eles, mas foi derrotado por seu filho Zeus, sendo aprisionado no Tártaro, região subterrânea abaixo do reino de Hades. Quando Zeus já tinha consolidado o seu poder, libertou Cronos e o enviou para a ilha dos Bem-Aventurados, onde passou a reinar sobre os heróis, que nunca morriam.

Coube a ele o papel de consolidador do criado: sem sua atuação nada tomaria forma definitiva, discriminada e duradoura. No reino de Saturno, a Terra produzia com abundância e não havia guerras.

Como reconhecer uma pessoa de Capricórnio

"Trabalhar é preciso - sem isso, viver não é possível". Se alguém tiver de cantarolar esta versão do famoso refrão, será certamente um capricorniano. Mas só na hipótese dele ser um capricorniano já entrado em anos, porque os cabritos mais jovens são tão sisudos e compenetrados que sequer sonham em assobiar, quanto mais gastar seu latim em musiquinhas. A vida é um negócio sério, seríssimo, para todo capricorniano, e depende de muita disciplina, cálculo e clareza de metas: por isso nenhum capricorniano perde o rumo com bobagens do tipo crises existenciais.

Um cabritinho já sabe exatamente, aos 7 anos, qual o cargo e a direção numa multinacional que ocupará aos 40. Daí em diante, isto é, depois dos 40, é que a boa vida começa verdadeiramente para o capricórnio. E quanto mais obstáculos o cabrito tiver de saltar - ou espatifar - para chegar lá, melhor. Eles vivem imersos em dificuldades como peixes n'água, totalmente à vontade. Cabritos nunca esperneiam ou se descabelam quando a coisa aperta, apenas seguem adiante, pragmáticos e impávidos.

Isto explica porque um cabrito jamais fracassa: ele carrega na sua bagagem genético-zodiacal a firme determinação de ser um vencedor. E "vencedor" tem um conteúdo muito preciso para este signo de terra, regido por Saturno, o mais severo dos titãs mitológicos: estabilidade, dinheiro e posição social, e todos os três para valer. Isto significa que a um cabrito-pintor, por exemplo, pouco se lhe dá aparecer nos jornais locais se seus quadros não atingiram a cotação do mercado internacional, e toda a crítica lisonjeira não lhe rendeu o aluguel de seis meses. Cabritos só admitem estar em evidência, isto é, xereteiem a sua biografia e se metam na sua vida, se isso reverter em dividendos concretos. Mas cabritos pintores são raros - o mais natural é encontrar cabritos-empresários, cabritos-executivos, cabritos-empreendedores e cabritos-milionários.

Perfil Detalhado do Signo de Capricórnio

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio inaugura uma estação – o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, surge o capricórnio, cujo maior objetivo é a construção de algo que almeje o bem maior.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é um signo mais devotado ao mundo das relações humanas do que ao mundo interno. Não que Capricórnio seja sociável como o é Libra, ou Capricórnio, mas é dedicado ao social na medida em que deseja realizar obras para a posteridade, colocando todo seu potencial a serviço da sociedade, daí seu grande controle pessoal sobre as paixões e sentimentos, essa característica que o torna um tanto frio ou distante aos outros.

Mais do que devotado ao que considera sua obrigação ou tarefa (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas) Capricórnio se reveste de uma grande capacidade de resistir às frustrações, de se submeter às condições mais inóspitas para conseguir realizar um objetivo de longo prazo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seus méritos e de seu esforço.

O trabalho que faz e a segurança que deseja criar são conseqüências compreensíveis de seu modo de ser leal e determinado. Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, calmo até demais, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste signo, cujo glifo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas do sentimento ancestral.

Observador, de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. Ao ponto de preferir "morrer de pé" do que ceder ao seu orgulho ferido. Fiel e confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

Na saúde, Capricórnio rege os joelhos, que flexionamos em sinal de respeito ou auto-humilhação diante dos cultos, acenando para o atributo da obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral – aquilo que simboliza a estrutura do corpo humano, se relaciona ao Capricórnio, pois é da ordem de sua natureza a própria estrutura que mantém outras menores, assim como a coluna pé o que nos coloca de pé, na posição vertical.

Nas profissões, é o signo dos grandes administradores, dos políticos e de todos os que constroem projetos de enorme envergadura social. O Capricórnio está almejando sempre alcançar e permanecer no alto de uma montanha altíssima, onde possa olhar de cima o mundo e sua feira de vaidades, que no fundo despreza. A história e arqueologia, a administração pública, a pesquisa intelectual e acadêmica são preferenciais, pois criam o ambiente mais condizente com seu temperamento mais retirado e solitário. Todas as ciências humanas exercem grande atração para o Capricórnio, que aprende com elas a lidar melhor com os sistemas e estruturas que compõem a sociedade. Mas, em qualquer campo, Capricórnio deseja se destacar como o melhor, o "faixa-preta" em sua área, mesmo pagando um preço alto por isso, como a diminuição do tempo de lazer.

No amor, é um signo controverso. Sensual, gosta de carinho, mas teme quem se aproxima de repente; é fiel e constante e não deseja perder o que conquistou, pois demora muito a abrir seu espaço emocional e se fere com muita facilidade quando enganado em seus bons princípios. Altamente sexualizado, só consegue se expressar em um ambiente de confiança e amor, desprezando os aspectos frívolos da relação. Leva tudo à sério e assim espera ser tratado.

Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marron e o negro. Astro regente: Saturno.

Análise do Capricorniano

O Quinto Setor de um mapa solar se relaciona, entre outras coisas, ao sexo. Sua Quinta Casa Solar é Touro. Com Touro, suas necessidades são básicas, assim como complexas. Na área do amor e do sexo, você é vulnerável. Você comunica seus sentimentos. O amor é vida para você. Obviamente, você é um enigma. A combinação de Saturno (Capricórnio) e Vênus (o regente de sua Quinta Casa) fornece símbolos planetários que, por sua vez, lançam luz maior à suas atitudes sexuais. Vênus representa o amor; Saturno, disciplina. Saturno representa a paciência e Vênus o luxo. Você atrai muitos casos amorosos, envolve-se constantemente. Sua Sétima Casa, relacionada ao casamento, é Câncer, associado à Lua. A Lua, Saturno e Vênus pintam um quadro que nos mostra a necessidade de cordialidade, uma tendência a esbanjar afeições e um tremendo sentimento de insegurança. Mulheres de Capricórnio procuram proteção. Homens de Capricórnio possuem um forte instinto de proteção. Homens e mulheres de Capricórnio possuem ideais elevados, mas tendem a vagar em todas as direções ao mesmo tempo. Capricórnio, nessa área, é cauteloso quanto a revelar sentimentos verdadeiros. Mas quando a armadura é removida, os sentimentos fluem de uma só vez. Capricórnio é afetuoso, se entrega e, por vezes, se expressa de forma violenta. Alguns dizem que é mais submisso do que amante. Mas, na verdade, você se torna submisso quando sua afeição não é merecida. Você é um bom administrador dos negócios dos outros, mas pode perder o emprego quando se trata dos seus negócios. Corrija isso e sua vida inteira vai mudar; o amor se tornará realidade ao invés de um sonho. Sua disposição não é constante; está sujeita a altos e baixos. Você é possessivo, ama a idéia de estar amando, gosta de estar amando. Sendo nascido sob o décimo signo zodiacal natural, tendo Saturno como seu significador, você aprecia exercer o papel de gerente. Quando gerencia, planeja e calcula, não importando o quão elevados sejam seus motivos, você frustra muito de seu prazer. Você está sempre disposto a assumir a responsabilidade por seus atos. Isso é admirável, Capricórnio, exceto quando os outros, sentindo isso, tentam empurrar mais do que sua parte de culpa para cima de seus ombros. Casamento, para você, representa uma forma de segurança acolhedora, uma chance de construir, de começar de novo. Sua natureza amorosa é intensa. Sua memória é longa: se alguém que você adora trapaceia, tende a não perdoar essa pessoa, mesmo que, superficialmente, dê essa impressão. Para você qualquer coisa é possível. Você pode ser vingativo. Quando ama, se sua confiança não é abusada, seu amor é bom e duradouro.

A Mãe do signo de Capricórnio

Ela é séria demais e tem pouco tempo para brincar com os filhos. É que a mãe capricorniana vive fazendo bicos para cobrir as despesas. Tudo isso para que os pimpolhos estudem na melhor escola da cidade e freqüentem os melhores dentista e médico da região.

Mamãe "cabra-peixe" é assim: o que interessa mesmo vale um investimento e, se ela não tem dinheiro para isso, correrá atrás. Sábia o bastante para investir nos talentos reais dos filhos, ela jamais irá financiar seus sonhos sem pé nem cabeça.

Tudo isso é meio chato e previsível, mas olhe para você agora: a maior parte de seus colegas e amigos sofre com as dificuldades de quem habita este Brasil injusto, enquanto que você aprendeu com mamãe a ser muito atento e determinado. Para compensar os altos padrões de expectativa e o convencionalismo da mãe de Capricórnio, você pode freqüentar algumas sessões de psicanálise, pois terá dinheiro para isso.

O Pai do signo de Capricórnio

Se você tem um pai capricorniano, você tem "o" pai. Consciente de seus deveres e responsabilidades, ele está pronto para fazer qualquer sacrifício para garantir uma vida confortável aos filhos. E não dá muita bola para o que não é essencial! Boas escolas, bons médicos, sapatos em ordem e dentes escovados é o suficiente.

O pai de Capricórnio é a própria encarnação do símbolo do pai na astrologia. Ele quer que seus valores possam dar frutos visíveis nos filhos, por isso é devotado a eles. Talvez lhe falte um pouco da graça e da irreverência dos pais de outros signos. Contudo, ele está aí, como uma rocha firme, com suas convicções e seu tempo controlado para cada ação.

Este é um pai que precisa de afeto, pois gosta de carinho, apesar de não demonstrar isso.

A Criança do signo de Capricórnio

A criança de Capricórnio é determinada e disposta, não recuandodiante de obstáculos e desafios. É normalmente muito prática e
prudente, embora dotada de iniciativa e coragem para expor-se.

Uma criança desse signo saberá esperar o Natal para receber o presente que deseja. Não tem pressa, mas não deve ser decepcionada. Um compromisso feito a ela ou por ela é coisa séria.

De natureza um tanto fechada, é muito rigorosa na seleção de seus amigos, muito embora seja capaz de ter um séquito de outras crianças ao seu redor. A calma e a paciência não devem ser testadas nem desafiadas pelos pais ou pelos irmãos, porque o resultado pode ser devastador. Como um elefante, ela jamais esquece uma ofensa.

As características negativas a serem corrigidas pelos pais são a avareza, o autoritarismo, o materialismo, a limitação e a rigidez.

O Futuro
A criatividade é o forte do nativo deste signo e, para exercitá-la adequadamente, precisa ter o ambiente sob controle, organizado, com as tarefas bem definidas e bem gerenciadas. Tem boa visão para se antecipar ao fracasso e reformular sua atuação, revertendo-a e recuperando o que parecia ser um desastre iminente.

A Saúde
A criança de Capricórnio pouco trabalho dá aos pais em termos de saúde, pois este é o signo mais resistente de todos do zodíaco, atingindo normalmente idade avançada. A pele, os ossos e os dentes são seus pontos fracos, além de pequenas inflamações e furúnculos.

Como será sua Chegada em Casa?

Sempre surpreenderá seus pais os bebês capricornianos, porque quando nascem parecem uns velhinhos. Eles parecem velhos na mocidade e jovens na velhice. Embora eles pareçam um incômodo com a sua maturidade precoce, são de gosto muito definido e positivo na hora de comer. Nem ele, nem ela não armarão um escândalo para lhe falar que não gostam de um tipo de comida, eles o comunicarão de um modo simples. Você poderá se sentir um pouco intimidada pelo comportamento tão reservado dele e não saberá qual a verdadeira razão. Para ser justo, ele lhe tocará como um menino. Esta é a classe de menino ou menina que segue os próprios pensamentos. Eles serão organizados para alcançar os seus objetivos, de uma maneira ou de outra. Eles rastejarão até poder chegar àquele brinquedo ou lugar onde querem chegar. Nunca serão modestos até chegarem aonde eles quiserem chegar. Eles lhe darão claramente a mensagem. Se eles querem alcançar algo e você lhes fala “Não”, você pode ter duas respostas. A primeira, não aceitará isto sem lágrimas e a segunda ele levará adiante seu objetivo não tomando conhecimento de nada, como se nada tivesse acontecido. Se ele decidir que não lhe importa, tomará a primeira decisão, e se realmente lhe interessa, tomará a segunda decisão. Eles começarão a ser organizados desde cedo e criarão a própria rotina. Eles terão os brinquedos organizados do modo deles e notarão se alguém mexeu ou moveu-os de lugar. Ele se adaptará naturalmente aos horários de comer e brincar. Eles são familiares e não são dados a grandes grupos de amigos, alguns poucos já são suficientes para eles. Estas crianças serão extremamente responsáveis. Ao chegar da escola, primeiro eles farão os deveres e depois irão brincar. Eles gostam de brincar de ser autoridade e lhe proporá você ser a filha e assumirão o papel de pai ou mãe. Eles também gostam de pintar e escutar música. Eles gostam de fazer algo lucrativo e não perder tempo em tolice. Eles são bons estudantes, mas perdem a paciência se são ensinados a um ritmo muito vagaroso para o seu nível.. Com a perseverança eles alcançam o que muitos são incapazes. Eles não farão grande ostentação das realizações e continuarão deste modo na vida adulta. Debaixo daquela armadura de maturidade esconde um coração jovial e tenro. Se você necessita pedir dinheiro emprestado, lhe dará. Será agradável com os homens velhos. Será organizado para o futuro e levará isto muito seriamente. Será dedicado a família e você sempre saberá onde se encontra. Terá sonhos brilhantes, sólidos e práticos. Sua filha ou filho capricorniano sempre respeitará sua sabedoria, e quando você tiver seus problemas, ela estará ao seu lado. O visitará ou talvez o convide para visitá-lo de forma que você faça sua casa próximo a dela. Neste momento ela irá fazer de tudo para você, como gratidão por todo o amor que você lhe ofereceu durante sua infância.

O Animal de Estimação Capricorniano

São animais extremamente inteligentes e nunca cometem o mesmo erro duas vezes. Logo aos 3 ou 4 meses de idade já são inteiramente funcionais e altamente responsáveis. Se por um lado gostam de solidão, por outro são generosos e afectuosos, manifestando estes sentimentos com algum retraimento e timidez. Tal como nos signos Touro e Virgem, com influência Terra, o seu pequeno Capricórnio pode esquivar-se ao exercício. Submeta-o a dietas de vez em quando.

O beijo do Capricorniano

Este signo de Terra não é como os outros. As pessoas de Capricórnio parecem quietinhas, tímidas, um pouco assexuadas... até você ficar a sós com elas. Aí você vai ter oportunidade de comprovar o ditado que diz que as aparências enganam. O beijo capricorniano é contido, porém calculado: ele sabe onde quer chegar, ele sempre sabe. Portanto, não se iluda com aquele jeitinho sóbrio e super-educado: Capricórnio não perde a sua chance, e encanta você primeiro pelas palavras, pela sensatez, e quando você percebe... já está sendo beijado! Portanto, ele não é lento, é oportuno, estratégico. Ah, e de preferência deixe que ele ou ela tome a iniciativa ou, avise que vai beijá-lo. Faz parte de seu jogo de sedução ter um certo controle da situação, e os de Capricórnio, principalmente os de ascendente, detestarão ser pegos de surpresa.

Rituais para o Ano novo do Capricorniano

No dia 31, liste os assuntos difíceis de sua vida em um papel e queime-o, imaginando o desaparecimento de tudo o que não interessa. Pense também em espaços se abrindo para o novo. Faça uma lista de propósitos e acrescente a frase "aceitar o novo, deixar ir o velho". Enterre-a fora de casa num local bonito. Plante uma muda por cima. Mentalize a planta e a sua vida florescendo. Antes da festa, durante o banho, jogue na cabeça e no corpo chá de alecrim com uma colher de sobremesa de óleo de amêndoas e uma colher de chá de mel. Vista-se de cinza-claro e vermelho. Coma sete uvas vermelhas à meia-noite e brinde com champanhe.

Fontes dos textos:

Terra Esotérico
Horoscopo Signo
Portal TopGyn