No IBM DB2, uma instância é um conjunto de processos e recursos de memória, disco e rede que representam um servidor DB2. É também conhecida por Database Manager (DBM). Uma máquina (ou servidor) pode possuir mais de uma instância, rodando concorrentemente e gerenciadas de forma independente.

Para cada database, o DB2 cria e mantém um conjunto de tabelas de catálogo, sendo que na instalação do DB2, é criada uma instância default, sedo a db2inst1 (para UNIX e Linux) e a DB2COPY1 (para Windows). Cada instância pode gerenciar um ou mais databases.

Instâncias do IBM DB2

Configuração das Instâncias

Os arquivos de configuração do DB2 contêm parâmetros que definem os recursos alocados para à instância e para databases. São dois os arquivos:
1- Database Manager configuration file (DBMCFG), que possui os parâmetros da instância, sendo gerado quando à instância é criada e sendo compartilhado por todos os databases e conexões;
2- Database configuration file (DBCFG), que possui os parâmetros do database, sendo gerado quando o database é criado e sendo compartilhado por todas as conexões do database;


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *