O movimento de software livre nasceu pelas mãos do programador norte-americano Richard Stallman. Descontente com os rumos comerciais que os softwares tomavam nos anos 80, ele iniciou o projeto GNU, para criar o primeiro sistema operacional livre. No início da década de 90, o finlandês Linus Torvalds desenvolveu o Linux, incorporando elementos do GNU.

Resultado disso, a plataforma GNU/Linux apresenta hoje inúmeras distribuições (sistema operacional mais conjunto de aplicativos), algumas derivadas de outras. E também há sistemas operacionais livres que não são baseados no Linux. O principal é o BSD, desenvolvido pela Universidade de Berkeley (EUA).

Algumas distribuições focam o uso do sistema para um fim específico, outras tentam ser o mais abrangente possível. O usuário ganha mais opções, e pode encontrar a que melhor satisfaça as suas necessidades específicas.

Conheça 10 das principais vertentes de sistema operacional com código aberto que farão parte do 8º Fórum Internacional Software Livre.

Slackware
Criada em 1993, é uma das mais antigas distribuições Linux. Destaca-se por ser um sistema leve, simples, sem enfeites. É desenvolvida por uma comunidade de desenvolvedores bastante ativa. A versão atual é o Slackware 11.0. Disponível em www.slackware.com.

Fedora Core
Distribuição criada pela Red Hat e atualmente mantida pelo Projeto Fedora. Tem fácil utilização para usuários inexperientes em Linux. Apresenta inúmeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação. Disponível em www.fedoraproject.org.

Mandriva
Distribuição de uma empresa de mesmo nome, criada com a fusão da MandrakeSoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, e da brasileira Conectiva, uma das pioneiras em software livre na América Latina. Além das versões comerciais, mantém uma versão completamente livre, o Free Mandriva. Disponível em www.mandriva.com/pt_br/.

Gentoo
Direcionado a usuários avançados ou experientes, tem como diferencial a ferramenta Portage, que possibilita adaptar o sistema ao perfil de uso, pois cada pacote é compilado durante a instalação. Se bem instalado e configurado, o Gentoo é veloz e de alta performance, indicado para servidores e uso profissional. Disponível em www.gentoo.org.

Ubuntu
É baseado na distribuição Debian e patrocinado pela Canonical, que possibilita remeter cópias em CDs para todo o mundo sem custos. Oferece diversos programas pré-instalados. Pode ser executado direto do CD com outro sistema operacional instalado. Disponível em www.ubuntu.com.

Kurumin
Desenvolvido pelo brasileiro Carlos Morimoto, do Guia do Hardware, é uma das mais utilizadas no país. Leve, fácil de instalar e usar, é ideal para iniciantes. Tem suporte à multimídia e o português como língua nativa. Pode ser executado direto do CD, sem depender do HD, com ou sem outro sistema operacional instalado. Disponível em www.guiadohardware.net/kurumin.

Red Hat
Voltada ao mercado empresarial, é comercializado por uma empresa norte-americana de mesmo nome, que cobra pelo suporte. O Red Hat é baseado em um conceito de pacotes, o que facilita a atualização e a administração. Informações em www.br.redhat.com.

Debian
É uma das versões mais flexíveis, capaz de rodar em várias arquiteturas, tanto em desktops quanto servidores. O ponto forte é o seu sistema de gestão de pacotes de aplicativos, que facilita a instalação de novos programas. A última versão estável do Debian é a 3.1. Disponível em www.br.debian.org/index.pt.html.

Suse
Distribuído comercialmente (o usuário paga pelo suporte) pela Novell. O foco são servidores, mas há uma versão doméstica, não comercial, mantida pela comunidade openSuse, patrocinada pela Novell. Disponível em http://pt.opensuse.org.

BSD

Sigla de Berkeley Software Distribution. É a única das distribuições desta página que é um sistema operacional Unix (ou seja, não é derivado do GNU/Linux) desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Dele descende, entre outros, o FreeBSD.Informações em www.bsd.org.

Fonte: Clicrbs


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.