Estava instalando o moodle pela primeira vez na vida e no primeiro passo da instalação ele mostra uma mensagem de erro: cURL não está instalado. Quando vi a mensagem pensei comigo mesmo. O que é isso, nunca ouvi falar deste cURL.

Pois bem,descobri que no PHP existem quatro formas de você acessar uma URL externa: usando a função fopen(), usando a função fsockopen(), usando a biblioteca cURL e usando a classe HTTP_Request. Cada uma dessas formas tem o seu uso específico mas todas podem ser usadas, de forma geral, pra mesma coisa.

Depois disso, ficou fácil resolver este pequeno entrave na instalação do moodle. Como outros sistemas, e os seus próprios sistemas podem se utilizar da biblioteca cURL, vamos a instalação da mesma.

Para poder usar o cURL (veja a documentação para maiores informações sobre sua utilização) no seu site/sistema você precisa que a biblioteca esteja instalada e habilitada. O primeiro passo para isso é verificar se a biblioteca já está instalada.

Para isso, recomendo que antes de sair tentando instalar a cURL, verifique se ela já não está habilitada no seu servidor. Crie um arquivo .php com o seguinte conteúdo:

<?
    // Exibe informações relativas ao PHP e suas extensões
    phpinfo();
?>

Acesse esse arquivo pelo seu navegador e procure por “cURl support” se encontrar algo significa que você tem o cURL instalado e pronto para usar. Caso não tenha o suporte a biblioteca cURL, vamos instala-la.

Instalação no Windows

Para instalar a biblioteca no windows é bem simples. Basta acessar o seu arquivo php.ini que geralmente fica dentro da pasta php do seu servidor (sim, você precisa ter acesso a esse arquivo) e procure por essa linha:

;extension=php_curl.dll

Agora remova o ponto-e-vírgula (;) do começo da linha, reinicie o seu servidor e pronto! Você acabou de instalar o cURL no seu sistema. mais simples que isso, só mammão com açucar 🙂

Instalação no Linux (Ubuntu)

Bem, em todo sistema linux temos que baixar o pacote e compilá-lo. Mas no ubuntu (e no debian, que eu me lembre), existe uma forma mais fácil de fazer isso. No terminal digite o seguinte comando:

sudo synaptic

este comando irá abrir a interface gráfica para o apt-get, o gerenciador de pacotes do sistema Ubuntu. Também é possível abrir o gerenciador de pacotes através de Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic (maiores informações em http://wiki.ubuntu-br.org/Synaptic)

Após isto, irá abrir a janela do gerenciador de pacotes. Procure por cURL, selecione php5-curl e faça a instalação clicando no botão aplicar. Feito isso basta reiniciar o apache e pronto. Um pouquinho mais trabalhoso que no windows, mas nem tanto.

Espero que tenham gostado desta dica.


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *