Mas afinal, o que é BPM?

BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. É uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas, tendo como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.

Quais são as vantagens de sua utilização?

A grande vantagem da utilização do BPM em uma empresa é a melhora continua dos processos permitindo que a organização seja mais eficiente, mais assertiva e mais capaz de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.

Existe um guia?

Sim, existe. Este guia é o BPM CBOK, que é organizado em nove áreas de conhecimento, conforme mostrado na figura abaixo. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.

Onde posso saber mais?

Existem diversos lugares para se aprender mais sobre BPM. Se tudo correr bem (assim espero), irei criar e publicar uma série de artigos a respeito. Mas nada que o google não ajude. No brasil, temos a ABPMPBrasil, que mantém o BPM CBOK traduzido para o português e possui uma série de profissionais certificados na área. Além disso, diversos blogs e empresas possuem material disponível sobre o tema.

Bem, para o primeiro post sobre BPM era isso. Espero que voltem nas próximas publicações sobre o assunto (sim, eles virão).


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *