No IBM DB2, uma instância é um conjunto de processos e recursos de memória, disco e rede que representam um servidor DB2. É também conhecida por Database Manager (DBM). Uma máquina (ou servidor) pode possuir mais de uma instância, rodando concorrentemente e gerenciadas de forma independente.
Para cada database, o DB2 cria e mantém um conjunto de tabelas de catálogo, sendo que na instalação do DB2, é criada uma instância default, sedo a db2inst1 (para UNIX e Linux) e a DB2COPY1 (para Windows). Cada instância pode gerenciar um ou mais databases.
Configuração das Instâncias
Os arquivos de configuração do DB2 contêm parâmetros que definem os recursos alocados para à instância e para databases. São dois os arquivos:
1- Database Manager configuration file (DBMCFG), que possui os parâmetros da instância, sendo gerado quando à instância é criada e sendo compartilhado por todos os databases e conexões;
2- Database configuration file (DBCFG), que possui os parâmetros do database, sendo gerado quando o database é criado e sendo compartilhado por todas as conexões do database;
0 comentário