Hoje curiosamente eu estava sem fazer nada e resolvi dar uma passadinha nos sites de sempre, para acompanhar as notícias do mundo da internet quando algo me chamou a atenção: O número de sites noticiando que a encriptação do HD-DVD havia sido quebrada. No começo achei que era só mais um daqueles códigos que pegava o código de decriptação de softwares como WinDVD ou leitoras de HD-DVD. Não foi grande a minha surpresa que na verdade, o que esse pessoal fez foi descobrir a chave-mestra do padrão AACS, utilizado nestes aparelhos. No site Digg.com eram tantas as notícias que chegaram a tomar conta da página principal.

O mais interessante é como a comunidade virtual do digg tomou as dores de um dos usuários que teve sua conta e post deletados e, por conta disso, fizeram uma ampla divulgação deste número hexadecimal que, em teoria (hehe), deveria ser sigiloso.

Agora, o que a MPAA está fazendo é sem dúvida uma coisa praticamente impossível: A MPAA quer proibir um número !!

09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0

Acho que se você decorar esse número aí acima vão prender sua cabeça.

Esse número é, ou será, a chave para quebrar a proteção de todos os hd-dvd já lançados. E o número está causando muito barulho pela internet.

  • Vários sites receberam pedidos ou foram retirados do ar por postar o número.
  • A Wikipédia bloqueou a criação de artigos tendo o número como nome.
  • O Google recebeu um ofício pedindo a suspensão de blogs do Blogger que postaram o número.
  • O Digg, por medo, censurou os tópicos que continham o número, mas depois de uma rebelião de seus usuários, voltou atrás. A rebelião foi que todos os usuários começaram a postar ainda mais o número, depois da proibição.

É uma droga esse tipo de proteção, na prática serve para os fabricantes e estúdios ganharem mais dinheiro e gerarem mais incompatibilidade entre os padrões.

Qual será o impacto disso na guerra HD-DVD versus BlueRay?

Não sei, mas essa rebelião do Digg já entrou pra história. Vamos lá espalhar o número! Já fizeram até música.

Em tempo: Um indivíduo com bastante tempo livre pegou o hexadecimal aí, e usou cada 6 números pra fazer uma série de cores RGB. Ficou #09F911 #029D74 #E35BD8 #4156C5 #635688 #C009F9 #11029D #74E35B #D84156 #C56356 #88C009 #F91102 #9D74E3 #5BD841 #56C563 #5688C0, ou seja, o número 3 vezes. O resultado vc pode ver no início do post, ampliado ou aki em seu tamanho original: 

Fonte: http://tocadoelfo.blogspot.com/


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *