De uns tempos para cá, guardar conteúdo é algo que deixa muita gente preocupada, não é mesmo? Sejam filmes, músicas, documentos entre outras coisas, parece que o HD do computador nunca terá espaço suficiente.
Assim, com a ideia de solucionar problemas de armazenagem ainda maiores, como a quantidade de dados enviada pelo telescópio Square Kilometre Array – 1 milhão de terabytes por dia – a Fujifilm, no Japão, e a IBM, em Zurique, desenvolveram um drive de fita. Isso mesmo, de fita.
As antigas fitas cassete – as quais alguns sequer conhecem – devem ser, dentro de poucos anos, a solução mais prática para armazenamento de dados em larga escala.
Bem, o primeiro protótipo desenvolvido pelas empresas é capaz de armazenar 35 terabytes de dados em um objeto de forma quadrada com medidas de 10 por 2cm. Algo realmente compacto. E os pesquisadores fazem questão de ressaltar que até 2024, quando o telescópio estiver em atividade, a ideia é que cada recipiente seja capaz de armazenar 100 terabytes de informação.
Mas para entender como esses cientistas conseguiram colocar essa enorme quantidade de dados em fitas é importante compreender alguns dados técnicos. Por exemplo, o componente utilizado na composição dessas peças é algo novo, chamado ferrita de bário (BaFe). De acordo com os especialistas, esse produto possui capacidade de armazenamento em torno de 29,5 bilhões de bits por polegada. Algo surpreendente.
Em conjunto com esse dado, os desenvolvedores também apostam em uma expressiva economia de energia, já que os data centers de fitas magnéticas poderão consumir até 200 vezes menos energia do que os de discos rígidos. Nos primeiros experimentos, o tempo de acesso à informação contida nas fitas foi um pouco maior do que nos discos rígidos. Porém, as equipes já estão trabalhando em formas de fazer com que o processo torne-se parecido e próximo ao dos HDs convencionais.
E assim vemos nascer mais uma possibilidade interessante para armazenamento de conteúdo por meio de uma tecnologia que já havia sido deixada para trás.
0 comentário