A partir de hoje começarei uma série a respeito do SGBD da IBM, o IBM DB2. E para começar mostrarei qual é a visão geral do arquitetura do mesmo.
O IBM DB2 é composto de um Database Manager Instance (gerenciador de Instancia de Banco de dados), que irá gerenciar as bases de dados, as bases de dados que conterão as tabelas, e as tabelas, que conterão os dados. De forma resumida é isso.
A imagem abaixo demonstra de forma simples como é a Arquitetura do IBM DB2.
O Database Manager Instance é, digamos assim, um gerenciador lógico do banco de dados. A criação de várias instâncias no mesmo servidor físico fornece um ambiente de servidor de banco de dados exclusivo para cada instância. No IBM DB2, cada instância está ligada a um usuário do sistema, até mesmo no momento da criação de uma nova instância é necessário declarar o usuário responsável por aquela instância. O usuário responsável pela instância não precisa ter necessariamente o nome da instância, contudo só é possível criar uma instância se existir um usuário com o nome da instância em questão.
Os Databases são as bases de dados, que deverão estar ligados a um Database Manager Instance, que poderá gerenciar um ou mais bases de dados (cada uma independente da outra).
As tabelas são os locais onde os dados estão dispostos no banco de dados.
De forma bem simplificada, esta é a arquitetura de um SGBD IBM DB2.
0 comentário