A cada 3 anos o PMI (Project Management Institute) renova o seu Guia, inserindo novos processos, práticas ou correções, visando manter o material sempre atualizado e aderente ao mercado atual. Todas estas mudanças são aprovadas e desenvolvidas com um processo baseado em consenso, ou seja, visam garantir que todas as partes interessadas neste Guia possam participar, interagir e opinar sobre o que deve constar neste material.

Novidades do Guia PMBOK 6ª Edição

Primeiro de tudo, nesta edição será dada mais ênfase na palavra “Guia” (PMBOK Guide).

O PMBOK apresenta conceitos chave, práticas, ferramentas e técnicas para gestão de projetos. Ou seja, o “que fazer”. Já a ênfase no termo Guia que teremos nesta versão será como utilizar estas ferramentas e técnicas para atingir o sucesso nos projetos. Ou seja, o “como fazer”.

As mudanças principais no PMBOK estarão relacionadas à detalhar mais os métodos ágeis e práticas iterativas! Teremos alguns pontos principais:

  • Informações sobre práticas ágeis utilizadas em ambientes adaptativos em CADA área de conhecimento (seções 4 à 14);
  • Inclusão de um apêndice contendo um padrão para gerenciamento de projetos utilizando métodos ágeis e outras práticas iterativas;
  • Um novo capítulo inteiro dedicado ao papel do gerente de projetos de acordo com o novo PMI Talent Triangle, com ênfase em questões estratégicas e de negócio.

Sem dúvidas é um grande passo para o PMI. Uma mudança de conceito que certamente facilitará e muito a adoção de práticas ágeis e híbridas nas empresas.

O lançamento do PMBOK 6ª Edição está previsto para o 1º Trimestre de 2017.


Emilio Mario Wieczorek

I talk about everything, I discuss everything, but I only support 🇧🇼Grêmio. 💻IT Manager, 🎮Gamer and 👽Jedi (or Sith, depending on the day).

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *